Justamente porque alguns clientes têm dúvidas sobre os produtos que se dizem orgânicos.
Mas vamos para a base.
Orgânicos – Durante a produção não é usado nenhum tipo de herbicidas, fertilizantes ou pesticidas, além de proibir qualquer semente modificada geneticamente e aditivos químicos sintéticos como corantes, aromatizantes e emulsificantes.
Não-orgânicos – Neste tipo de plantio, o mais comum deles, é frequente o uso de herbicidas, fertilizantes e pesticidas.
Estes produtos podem contaminar o solo e os lençóis de água. Quando estas substâncias são usadas em quantidades acima do recomendado, é comum que insetos e até pássaros morram no meio da plantação por absorverem os químicos.
Quem comer estes produtos poderá sofrer com dores de cabeça, alergia e coceiras, entre outras alterações e até doenças.
Então logo; produtos Orgânicos são aqueles que tem todo este cuidado com o solo, semente e também em sua produção.
E produtos Não - Orgânicos, tem estes químicos podendo ter um teor mais elevado, ou não; de químicos; ou seja, uso de fertilizantes, pesticidas, sementes transgênicas, ou não.
Vou dar um exemplo claro para você entender melhor.
Se você nasceu no interior e morou onde planta seu alimento, mesmo assim na sua casa poderia ter um plantio Orgânico, onde o solo era cheio de minhocas, e as sobras de folhas, cascas eram jogadas na terra para adubo, o os legumes que não estavam tão bonitos eram dados aos porcos, galinhas, vacas.
Mas você também poderia ter um plantio Não - Orgânico, onde seu pai, ou avó usava pesticidas para matar os bichinhos e prevenir as pestes e usava fertilizantes químicos. Mas em uma dosagem baixa. E mesmo assim nunca teve alergia, ou doença.
Eu quero orientar aqui, que normalmente as pessoas usam os pesticidas e herbicidas, mas com um detalhe: é a dosagem!!!
E claro; se você está preocupado somente com o valor em baratear os custos na produção e ganhar mais em lucro, muitas vezes você não pensa na saúde de quem consome; somente está preocupado com seu bolso.
Então é isso que precisamos prestar atenção!
Alguns clientes me perguntaram porque não trabalho com Óleo Essencial Orgânico. E a resposta é simples: porque os nosso Óleos Essenciais sem ser orgânicos já tem uma boa qualidade e isso equivale a valor de mercado; e um Óleo Essencial Orgânico em média é mais caro 40% do que os Óleos Essenciais que trabalhamos.
Imagine; muitos reclamam do valor dos nosso Óleos Essenciais, imagine se fossem orgânicos??
Eu gostaria muito de mudar para orgânicos, mas creio que meu mercado, ou melhor, meus clientes ainda não estariam de acordo.
Então se você compra um Óleo Essencial que se diz orgânico e com o valor muito baixo, duvide! Porque para preparação do solo, as sementes orgânicas, fertilizantes naturais; custam mais dinheiro e mais tempo para preparo e claro que isso vai resultar em valor de mercado!
E isso também é válido para produtos de linha Orgânica. Se estes realmente são orgânicos o valor sempre é mais caro que uma linha normal.
Amados, busquem, aprendam e entendam o porquê dos valores.
E como sempre digo: procure profissionais qualificados para orientar sobre dosagem, contra indicação e formas de utilização.
Espero que tenha auxiliado aos que estavam com as dúvidas, e claro; busque informações sempre!!
Aromaterapeuta: Katia Sakugawa
Natural World Aromatherapy
Gerando saúde com os Óleos Essenciais!
Há 17 anos no Japão, e formando profissionais qualificados de Aromaterapia pelo mundo.