Sim. Os óleos essenciais podem funcionar mesmo se você não tiver o olfato.
Quer você os use por inalação ou pela aplicação na pele, em ambos os casos há evidências científicas crescentes de que certos produtos químicos nos óleos essenciais podem ter um efeito fisiológico que pode ajudá-lo.
E você deve estar se perguntando, mas como? então deixe-me explicar.
Óleos essenciais são produtos químicos? Sim! É natural, mas contém seus componentes químicos na sua essência.
Assim como toda matéria, é feita de produtos químicos, os óleos essenciais não são exceção.
Os óleos essenciais são substâncias altamente concentradas e, dependendo do óleo essencial, sua composição pode ter de 50 a 300+ componentes químicos. O óleo essencial de rosa (Rosa damascena), por exemplo, é um dos mais complexos.
Componentes químicos comuns sobre os quais você pode ler incluem o linalol , encontrado, por exemplo, nos óleos essenciais de bergamota, lavanda e gerânio. Esses componentes demonstraram ter propriedades calmantes e antibacterianas.
E há o componente químico 1,8 cineol que é encontrado nos óleos essenciais de eucalipto, alfazema e alecrim. Ele demonstrou ter propriedades antivirais e analgésicas.
Os componentes químicos produzem uma resposta direta no corpo.
A resposta pode ser qualquer coisa desde antibacteriana, antiviral, analgésica, calmante e antiinflamatória, para citar apenas alguns.
A evidência científica mostra que podemos confiar em uma determinada resposta física de um componente químico específico repetidamente. Então, não importa qual seja sua experiência anterior com o perfume, esta é uma reação química. Você não precisa ter cheirado o óleo essencial no passado (usando a memória olfativa) para se beneficiar dele.
Como funcionam os óleos essenciais?
Os óleos essenciais atuam tanto no nível psicológico quanto no fisiológico. Pelo que sabemos hoje, as pessoas que não conseguem cheirar não têm nenhum efeito psicológico. Mas eles têm efeitos fisiológicos. Isso significa que seu corpo vai reagir aos componentes químicos do óleo essencial.
Usando óleos essenciais quando você não consegue sentir cheirar, vai me trazer alguns benefícios?
Conforme você inspira, as moléculas de óleo essencial viajam pelo nariz e envolvem o corpo de duas maneiras: uma delas é com o cérebro, que interage com o córtex cerebral (pensamento, lógica) e o sistema límbico (emoção, memória). A outra maneira é pelos pulmões.
Os componentes do óleo essencial entram nos pulmões e depois na corrente sanguínea, produzindo ações mensuráveis no corpo, incluindo ações antivirais, antimicrobianas e descongestionantes que ajudam a combater o resfriado persistente. Observe que a inalação é um mecanismo de resposta rápida.
A abordagem da pele: Quando aplicado na pele, você pode sentir o aroma dos óleos essenciais quando eles entram no nariz (veja o mecanismo de inalação acima). Como os óleos essenciais entram no corpo através da pele, há uma resposta física que não exige que você seja capaz de cheirar.
Demora um pouco mais para os óleos essenciais entrarem no corpo através da pele do que pelos pulmões. A aplicação na pele é um mecanismo de liberação um pouco mais lenta. Isso é ótimo quando você deseja que os óleos essenciais o apoiem por um longo período de tempo, digamos, à noite, enquanto você tenta dormir.
Portanto, não desanime de usar óleos essenciais se não sentir o cheiro deles.
Eles fornecem suporte natural e físico maravilhoso para todos os tipos de problemas.
Se você não sente cheiro, e tem medo que a Aromaterapia não funcione para você, entre em contato conosco, vamos conversar e entender o que seu corpo está falando emocionalmente.
Natural World Aromatherapy, entre em contato conosco.
Será um prazer, responder todas as suas dúvidas.
Natural World Aromatherapy
Por: Nick Ikite / Katia Sakugawa